APCV

    SEJA RESPONSÁVEL. BEBA COM MODERAÇÃO.

    O consumo moderado e responsável de bebidas alcoólicas é uma das principais preocupações da APCV. Essa preocupação, muito em especial com os jovens maiores de idade, está explícita em toda a comunicação comercial do setor, nomeadamente ao incluir a menção voluntária  “Seja Responsável. Beba com Moderação”.

    O consumo de bebidas alcoólicas, e em particular de cerveja, não é intrinsecamente um problema. O problema surge do seu uso abusivo e que varia consideravelmente de país para país. Grande parte das pessoas bebe cerveja ou bebidas alcoólicas de uma forma moderada e responsável, havendo, no entanto, uma minoria que as consome irresponsavelmente, possivelmente pelas razões erradas ou simplesmente fazendo-o de forma excessiva e com frequência.  Há que ter presente que a APCV reconhece os problemas nefastos associados ao álcool e por isso contribui, em parceria com os seus associados, para o esforço da Sociedade no sentido de minimizar esses efeitos negativos provocados pelo abuso no consumo de bebidas alcoólicas.

    Mas é necessário realçar que a cerveja é uma bebida consumida à escala planetária desde os primórdios da civilização e, quando consumida de forma moderada e responsável, propicia oportunidades de convívio saudável e alegria de espírito, plenamente compatível com um estilo de vida adulto saudável nas sociedades contemporâneas.

    É igualmente necessário evidenciar que nem todas as bebidas alcoólicas possuem a mesma quantidade de álcool, sendo a cerveja uma das bebidas com teor mais baixo, destacando-se ainda que o setor cervejeiro comercializa o seu produto na variante sem álcool, como alternativa ao seu produto com álcool para aquelas ocasiões em que não se deve consumir de todo qualquer bebida alcoólica, nomeadamente quando se vai conduzir.