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APCV REFORÇA PREOCUPAÇÃO COM COMUNICAÇÃO COMERCIAL

A auto-regulação é uma realidade com amplitude em todo o sector, e tem o consenso dos canais Alimentar e HORECA,  representados pelas respectivas associações de sector: ARESP – Associação da Restauração e Similares de Portugal e APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.

Com este protocolo, o ICAP reforça o cariz ético de auto-regulação e boas práticas das empresas do sector cervejeiro enquanto anunciantes, ao apresentar-se como um terceiro agente de monitorização, independente e externo. Este acordo inclui a elaboração de pareceres solicitados pela APCV ou pela Comissão de Acompanhamento, a pedido dos seus associados.

O acordo prevê, também, que o ICAP pode receber e analisar queixas, quando efectuadas por pessoas colectivas ou singulares associadas da APCV e remetidas por esta associação, ou pela Comissão de Acompanhamento. Além da monitorização e análise da comunicação comercial, o ICAP acolhe este Código de Auto-Regulação, sem prejuízo do disposto nos normativos implementados, ou que venham a ser implementados, designadamente o Código de Conduta do ICAP e os Regulamentos do JEP – Júri de Ética Publicitária e do GTJ (Gabinete Técnico-Jurídico do ICAP) e respectivas revisões.

Para os cervejeiros portugueses o Código de Auto-Regulação deixa claro o compromisso do sector em reforçar os aspectos éticos da publicidade e em fazer um apelo claro ao consumo moderado e responsável da cerveja.